, ,

DICAS | COMO ESCOLHER A BASE CERTA PARA MIM? (Parte 1 - Cor)

15:26


Encontrar a base certa é um dos sonhos de qualquer amante de maquilhagem. No entanto, é um dos produtos mais difíceis de escolher, não só porque existe uma enorme variedade no mercado (cores, texturas...), como também cada uma de nós tem um tipo de pele diferente, e isso vai, sem dúvida influenciar na escolha do produto.

Testar, sempre!
Nesta "saga", o mais importante de tudo é testar! O ideal é mesmo testar na loja, colocar (ou pedir que coloquem) em todo o rosto, sair da loja e comprovar, em diferentes luminosidades, se é realmente a tua cor, e como se comporta na tua pele. Quando não temos a orientação de alguém devemos simplesmente experimentar a base que achamos que ficará bem, e espalhar. Quando se espalha e a base desaparece, essa é a cor ideal. Tem de desaparecer, não pode ficar nem mais clara nem mais escura!


Em que zona do rosto devo fazer o teste da base?
De preferência na "linha do maxilar", ou mais abaixo, já no pescoço, não muito abaixo. Nunca no pulso ou na mão. A zona da "linha do maxilar" é a zona de pele cuja tonalidade é intermédia entre a testa e a base do pescoço.


A história dos Tons e Sub-tons...
Ok, tudo bem, até podes conseguir identificar facilmente se uma base está ou não escura demais. Mas se achas que a cor da base se baseia apenas na tonalidade (claro, médio, escuro e intermédios) estás enganada! Se olhares bem para os expositores de bases consegues identificar perfeitamente bases mais rosadas e bases mais amareladas. Isso mesmo! Todos nós temos um sub-tom de pele (o chamado "undertone"): quente, frio ou neutro. O undertone quente está em peles amareladas/douradas; as peles mais rosadas possuem sub-tom frio, e por fim, o neutro, que pertence a sortudas que não se incluem nem no quente nem no frio, e tudo lhes fica bem! ;)

Como sei se o meu sub-tom é quente ou frio?
Existem algumas dicas óptimas para detectarmos o sub-tom da nossa pele:
1º Verifica, em luz natural, o tom das tuas veias (no interior do pulso, por exemplo). Se forem esverdeadas, a tua pele é quente; se forem azuladas, a tua pele tem um sub-tom frio.
2º Os acessórios: os dourados ficam melhor em pessoas com a pele quente, os prateados "assentam" melhor em pessoas com sub-tons frios.
3º As peles quentes bronzeiam-se com muito mais facilidade, e ficam com um tom mais dourado. Já as peles frias, com mais tendência a escaldões, ao escurecerem ficam com um sub-tom mais acizentado.


Mas e se comprar uma base online? Como escolho a cor?
Isso é assunto para outro post. Se tiverem dúvidas acerca disso, deixem nos comentários, que eu faço um post detalhado com muitas dicas! Ok? ;)


Dicas SOS se, mesmo assim, escolhermos a cor errada:
- Se estiver muito escura: diluir a base com um pouco de creme hidratante ou protector solar. Isto vai fazer com que fique mais leve e mais clara por consequência.
- Se estiver muito clara: usar um pó bronze em todo o rosto (não exagerando na quantidade, claro), insistindo mais nas zonas onde ficamos mais facilmente bronzeadas naturalmente.
- Para aproveitar duas bases, uma que esteja muito escura e outra que esteja muito clara: usar a mais escura para evidenciar os contornos do rosto (laterais, têmporas e laterais do nariz), e a mais clara para iluminar abaixo dos olhos, centro da testa e cana do nariz.


Todas nós já errámos pelo menos uma vez na escolha da cor da base, não é meninas? ;)

No próximo post vou-vos falar de outros dois aspectos
a ter em conta na escolha da base:
o tipo de pele, assim como o acabamento desejado.

Espero que tenham gostado!


Um beijinho,
Soraia

You Might Also Like

9 comentários

  1. Ha coisas do outro mundo, tenho um posto agendado para amanha precisamente sobre este assunto :p acho que complementa muito bem este teu post e cheira-me que ate ias falar também sobre o que vou falar amanha :P se sim, espero que fales na mesma, porque chegamos a públicos diferentes e acho que aquilo de quer estou a falar merece mesmo ser partilhado :D beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi o teu post lindona! Adorei! :)

      Eliminar
    2. Ainda bem, obrigada :D
      Mas mais uma vez digo, repete aqui o assunto, acabamos por nao dizer as mesmas coisas e é uma coisa q merece mesmo ser bem divulgada :D

      Eliminar
  2. Sempre útil 😊 eu preciso é de uma base para verão, a minha pele bronzeia imenso, é impossível usar a de inverno.

    xx
    troughthelace.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És das sortudas que bronzeia facilmente! Maravilha! :)

      *beijinho Ana

      Eliminar
  3. Gostei muito do post ! Está muito bom e informativo! Adorei :)

    Blog: anacatarinaablog.blogspot.pt
    Página: www.facebook.com/CatarinaBlog
    Beijinho*
    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana Carina, espero ajudar! ;)

      *um beijinho e bom fim-de-semana

      Eliminar
  4. Já me aconteceu algumas vezes, e fico danada quando acontece...
    Sou muito branquinha.. tenho que apanhar um solinho..

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu vais logo directa para a cor mais clara... pele de boneca é assim! eheh!

      *beijo linda

      Eliminar

Deixem aqui os vossos comentários! :)
A vossa opinião é muito importante para mim... ;) *

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.

O BOTICÁRIO

LOJINHA DA JANINA