,

DICAS | DESMAQUILHAR O ROSTO CORRECTAMENTE

02:58


Nos dias que correm, a maquilhagem tem de facto um papel fulcral na imagem da mulher, tornando-se parte da sua rotina diária. Apesar de ser algo inofensivo para a pele quando usada correctamente,(ou seja, quando a pele não é sobrecarregada com base e pó), a longo prazo poderá trazer algumas consequências, como por exemplo poros obstruídos, aumento de produção de oleosidade, aparecimento de borbulhas/acne, secura da raiz das pestanas, aparecimento de manchas e envelhecimento precoce, entre outras.
Neste sentido é fundamental sabermos retirar a maquilhagem correctamente no final do dia, com recurso a produtos que não sejam agressivos e adequados para o nosso tipo de pele. Escusado será dizer que não devemos, de maneira nenhuma, dormir com o rosto maquilhado.




Felizmente já existem no mercado várias opções disponíveis que vão de encontro a cada tipo de pele e de gosto pessoal, digamos assim, e que podem ser categorizadas da seguinte forma:

- LEITE DESMAQUILHANTE: Ideal para as peles mais secas e desidratadas, pois tem a vantagem de não ressecar a pele. Limpa suavemente ao mesmo tempo que dá alguma nutrição e hidratação.

- MANTEIGA DESMAQUILHANTE: Também aconselhada para as peles mais secas, por motivos óbvios. Promove um efeito "amolecedor" dos resíduos, e vai ao mesmo tempo nutrir a pele. Deste modo, escusado será dizer que não é aconselhável o uso em peles mistas/oleosas.

- ÁGUA MICELAR: Um produto recente, que alia a leveza de uma água à limpeza suave através da acção dos micelos que actuam nos resíduos. Pode ser utilizada em todos os tipos de pele, pois não possui óleo, e promete deixá-la limpa, macia e fresca. Em alguns casos dispensa o uso de tónico a seguir.

- DESMAQUILHANTE BIFÁSICO: Este é o produto ao qual devemos recorrer quando temos uma maquilhagem mais elaborada e marcada, com muita máscara de pestanas e eyeliners à prova de água. É constituído por duas fases (aquosa e óleo) que devem ser misturadas antes da utilização.

- TOALHITAS DESMAQUILHANTES: Felizmente também já existem toalhitas adequadas aos vários tipos de pele. São o item mais prático, são fáceis de usar, e consegue-se um resultado satisfatório.



- No caso do Leite Desmaquilhante, o ideal é aplicar em todo o rosto, deixar actuar 1 ou 2 minutos, e só depois passar o algodão. A maquilhagem vai amolecer e desprender-se mais facilmente da pele.

- Por norma deve-se retirar a maquilhagem do rosto, e só de pois a dos olhos. Assim não há o risco de todo o lápis e máscara de pestanas se espalharem pelo rosto, dificultando a remoção.

- A área do contorno dos olhos é bastante sensível, por isso todo o cuidado é pouco. Ao passar o algodão convém não esfregar e fazer muita pressão, isso vai irritar a pálpebra e causar vermelhidões. O ideal será colocar o algodão com o produto, deixar actuar uns 30 segundos, e só depois limpar cuidadosamente a região.

- As Toalhitas Desmaquilhantes são bastante práticas e óptimas para quando estamos cansadas, e queremos "agilizar o processo". Mas é muito importante saber escolher - O ideal será escolher de acordo com o tipo de pele, e optar por toalhitas mais húmidas, pois não agridem tanto a pele. 

- Após o uso do desmaquilhante, deve-se lavar o rosto normalmente com o gel de limpeza habitual, enxaguar com água abundante, e prosseguir com os cuidados de rosto (tónico, serum e cremes hidratantes).

- Fazer uma esfoliação 1 vez por semana ou de 2 em 2 semanas vai ajudar imenso a prevenir a obstrução dos poros, mesmo que não se recorra ao uso da maquilhagem diariamente.




UM BEIJINHO


You Might Also Like

1 comentários

  1. Apesar de eu ter a pele mista uso leite desmaquilhante e não tenho razão de queixa. Dos produtos que mencionas só não uso a manteiga desmaquilhante, nem tinha ouvido falar nisso e desmaquilhante bifásico que também não uso. Gostei do post :)

    Beijinho

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários! :)
A vossa opinião é muito importante para mim... ;) *

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.

O BOTICÁRIO

LOJINHA DA JANINA